Conheça um pouco mais da
História da raça
O Golden Retriever, teve sua origem e desenvolvimento na Escócia, no século XIX, onde foi utilizado como base, cães de origem britânica.
Foi o resultado de cuidadosa e planejada seleção, elaborada durante muitos anos, por Sir Dudley Marjoriebanks ( Lord Tweedmouth) Sir Dudley Marjoriebanks, teve como objetivo, criar um cão com grande aptidão para auxilio na atividade da caça, esporte muito comum entre a nobreza britânica.
Para tanto, desenvolveu um cão forte, ágil, apto a nadar, deslocar entre arbustos ou pântanos, capaz de buscar um animal abatido e entregá-lo intacto, a seu dono. A história real sobre a raça, veio a tona em 1952, quando um manuscrito de Lord Tweedmouth, contando como de fato ocorreu a seleção, torno-se publico. O Conde de Ilchester, historiador, sobrinho do Lord de Tweedmouth, foi quem fez a descoberta. Em seu manuscrito, o Lord conta como tudo ocorreu.
Em 1865, comprou o único exemplar amarelo, de uma ninhada de cães pretos encaracolados, chamado Nous, precisamente em Bringhton, e o levou para sua casa, numa propriedade em Guisachan, na Escócia.
Nous acasalou com Belle, uma Tweed Water Spaniel, daquela ninhada nasceu quatro fêmeas, Ada, Primrose, Crocus e Cowslip. Por mais de vinte anos, o Lord trabalhou numa linhagem descendente de Cowslip, os cruzamentos eram sempre entre seus descendentes e Tweeds Water Spaniels.
Para aprimoramento da raça e fortalecimento das aptidões de caça, houve cruzamentos com Wavy Coats pretos (Sambo e Tracer) e um Settter Irlandes (Sampson). A textura da pelagem dos cães era variada, com tonalidade do creme ao ruivo.
Os anos de seleção de tipo, habilidades e cor, resultaram na linhagem Ilchester, ancestral do Golden Retriever.
A partir de 1890, levados por viajantes, chegaram os primeiros Golden Retrievers nos EUA e Canadá. Em 1903 a raça foi aceita pelo Kennel Club of England. Entre os anos de 1930 e 1940 a raça se popularizou nos EUA e se espalhou pelo mundo todo.
Atualmente, o Golden Retriever, meigo, dócil, brincalhão e inteligente, está entre as raças mais populares e difundidas no mundo.
O cão de trabalho/caça, tornou-se um fiél e amável companheiro de estimação, presente nos lares de milhões de familias.